Eliminar ervas daninhas —— É importante eliminar as ervas daninhas da área/solo a ser gramada. A erradicação de ervas daninhas pode ser feita através da capina mecânica ou química (lembramos que a utilização de produtos químicos deve ser feita com acompanhamento técnico de um Engenheiro Agrônomo).

Descompactar o solo ——–Posteriormente é necessário  fazer a descompactação do solo com “revolvimento” na camada superficial do solo de +ou-20cm,  propiciando um melhor e mais rápido enraizamento para formação futura de um gramado saudável e mais resistente às secas. Dependendo do tamanho da área pode-se utilizar grade, enxada rotativa, arado ou mesmo enxada manual.

Adubação e Calagem ——–Todo gramado e/ou planta necessita de adubações periódicas para repor os macronutrientes e micronutrientes. Tanta a falta quanto o excesso destes elementos podem ser prejudiciais ao desenvolvimento da planta. Na implantação do gramado é fundamental que se faça uso de adubos, fertilizantes de acordo com o seu tipo de solo e variedade a grama a ser plantada.

Nivelamento ———- Realizar corretamente esta operação é muito importante para a qualidade e aspecto final do gramado, pois a correção de irregularidades no terreno deixará o gramado verdadeiramente como um tapete verde, plano. Esse nivelamento poderá ser feito com equipamentos específicos e até mesmo utilizando-se de terra e/ou substrato de boa qualidade, com a finalidade de deixar o terreno com sua superfície plana, sem irregularidades.